Se está a pensar em criar a sua própria loja online, neste artigo vamos analisar as vantagens e desvantagens do Shopify. Mas já sabe quais são as vantagens e desvantagens do Shopify? Saiba neste artigo se o Shopify é bom para o seu negócio.

Quando se trata de iniciar um novo negócio, queremos ter a certeza de que temos em mãos todas as informações necessárias para alcançar os nossos objectivos a curto, médio e longo prazo.

Existem vários softwares e plataformas no mercado para desenvolver lojas online. Todos têm qualidades que podem ou não estar em conformidade com o plano de negócios que desenvolvemos anteriormente ou com a natureza da nossa empresa.

O Shopify é uma plataforma de comércio eletrónico que oferece hospedagem para lojas virtuais. A plataforma oferece um pacote completo de recursos ou funcionalidades, que servem para gerir com eficiência as vendas pela Internet.

O Shopify evoluiu muito desde o seu lançamento em 2006, adicionando recursos e inovações aos seus serviços e crescendo ao lado dos negócios online.

Vamos começar com as vantagens que esta plataforma reúne e finalizar entendendo se o Shopify é bom ou não.

O Que é o Shopify?

O Shopify é um mecanismo de comércio eletrónico, que permite criar uma loja online sem conhecimento técnico e sem se preocupar com atualizações de plugins, versões, servidores, etc.

A empresa que apresenta esta solução de gestão mais simples, não nasceu por acaso. O Shopify foi criado por dois empreendedores que tinham uma loja online e não conseguiam encontrar uma solução perfeita para o negócio, sentindo necessidade de simplificar o software de gestão de e-commerce.

Desta forma desenvolveram um sistema para que pequenos e médios empreendedores conseguissem montar uma loja virtual sem conhecimento técnico de programação.


Esquecer-se da tecnologia oferece a possibilidade de se concentrar no mais importante, para conseguir clientes, aumentar faturação e crescer o negócio exponencialmente.

O Shopify permite que você comece a vender online usando o melhor design em tempo recorde e além disso construir um ecossistema de vendas e integrações sem qualquer limitação, permitindo inserir complexidade no processo comercial.

Quais são as Maiores Vantagens do Shopify?

As vantagens do Shopify são muitas. É por isso que se tornou um dos mais populares provedores de hospedagem de comércio eletrónico. Também com maior procura entre os novos comerciantes. Agora também por empresas grandes e consolidadas, incluindo: Red Bull, Sears, Citizen, General Electric e muitas outras marcas.

Em seguida, vamos rever cuidadosamente todos os detalhes desta plataforma.

Rapidez

Com o Shopify, a criação e o lançamento de uma loja online são uma questão de segundos. Uma vantagem importante é a praticidade para abrir um comércio online em muito pouco tempo e com rapidez, isso faz com que o cliente possa dedicar-se ao que realmente importa vender e não à configuração da plataforma. A loja online confira 10% do que realmente importa para o sucesso de um  negócio online.

No entanto, se comparar as horas com os vários dias ou meses que podem demorar com outros fornecedores, verá que está a economizar uma quantidade significativa de tempo e provavelmente de recursos.

É Possível Construir Pessoalmente a sua Loja

Outra vantagem do Shopify é a simplicidade da sua interface. O padrão básico da plataforma é simplificar qualquer processo, para que possa gerir a sua loja sem nenhum inconveniente.

Mesmo que não tenha experiência anterior em como realizar operações comerciais na Internet, com o Shopify, pode gerir a sua loja online, sem dores de cabeça ou problemas.

Aprender como a plataforma funciona é realmente simples.
A sua estrutura será fácil de entender e você poderá tirar o máximo proveito de todos os recursos que este provedor possui para lojas virtuais.

Além disso, você consegue ao longo do tempo alterar a loja, adaptar ao design as campanhas, entre outros.

Uma loja online não pode ser estática é fundamental fazer testes a/b para entender o que resulta mais e o que converte melhor. 

Design Elegante, Profissional e que Converte

O Shopify é muito versátil em design, com mais de 100 modelos profissionais e adaptável a todas as dimensões de dispositivos inteligentes: computadores, tablets e smartphones. 

A maior vantagem do design do Shopify é que os modelos são testados em milhares de lojas e são otimizados para conversão.

Poucas plataformas oferecem uma variedade tão ampla de opções.
Todos os modelos foram criados por designers especializados, portanto, a qualidade é muito alta.

Além disso, existem várias coleções com opções recomendadas pelos setores de vendas, que podem servir de referência para os designs utilizados na sua área comercial.

Existe a alternativa de personalizar cada modelo ou, se preferir, organizar o seu próprio design com edição em HTML e CSS.

Alojamento de Primeira Classe

Largura de banda ilimitada, independentemente do seu plano de serviço, do tamanho do seu inventário ou o tráfego de visitas que recebe diariamente.

Quando tem hospedagem na nuvem, não precisa de escrever códigos de programação ou contratar outro para fazer isso por si. Você pode aceder o painel do administrador no seu computador ou smartphone. Gerir qualquer processo com conforto e precisão.

Ao mesmo tempo, o Shopify é um servidor que suporta uma grande quantidade de dados, em alta velocidade, portanto não se deve preocupar em lidar com uma loja que lenta e que faz com que perca vendas. Pense como isso pode ser prejudicial para os seus negócios. 

Aqui o aspecto mais importante é a capacidade elástica que os servidores têm.
Ou seja, quando uma loja tem um pico muito grande de pessoas a entrar ao mesmo tempo, geralmente o site fica offline ou não abre e assim perdemos a capacidade de monetizar essas pessoas que nos custaram muito dinheiro.

O Shopify adapta a banda larga à medida que necessitamos, por isso se tiver muitos acessos ao site vai buscar essa capacidade a outros sites.

Se fizer um bom trabalho de optimização em cima da base do shopify vai ter um desempenho muito superior a outras soluções de alojamento.

Preparado Para a Internacionalização

Se deseja entrar no mercado global, o Shopify é a opção ideal.

Adote gateways de pagamento que aceitem várias moedas e funcionem em vários idiomas.
A plataforma ajusta automaticamente os impostos, dependendo da localização do seu registo comercial.

Isso significa que tudo relacionado à análise contabilista e ao registo de números resolve isso para si.

Mercado de Aplicativos

Para expandir as características das lojas e melhorar o desempenho da sua empresa, existe um amplo mercado de aplicações, alguns gratuitos e outros pagos.

O Shopify tenta sempre estar na vanguarda das plataformas de comércio eletrónico.
Portanto, estão constantemente a adicionar recursos que beneficiam e facilitam as vendas dos empreendedores.

E como é que o Shopify consegue esta vantagem?
Quem desenvolve os aplicativos não é o Shopify, mas sim empresas independentes que o fazem, porque é a maior solução para construção de uma loja do mundo tendo 1.000.000 de lojas online.

Isto quer dizer que as empresas independentes têm todo o interesse em desenvolver para este mundo de clientes para quem podem vender estes aplicativos.

Os clientes do Shopify tem muitas vantagens porque acabam por beneficiar de mais soluções, soluções mais profissionais que dão resposta a todo o ecossistema online.

Segurança Bancária

Uma das vantagens mais destacadas do Shopify é o seu nível de segurança.
Funciona da mesma maneira que o sistema de transferência eletrónica do banco.

Os seus dados e os dos seus clientes estarão sempre protegidos contra influências externas.

A segurança é uma dos maiores investimentos das plataformas Opensource, porque como estão a lidar com os dados bancários dos clientes precisam de garantir que tem a capacidade para os proteger.

Apesar do Shopify não ser o único com soluções de topo em termos de segurança, está claramente na linha da frente.

Atualizações Automáticas

Nem todas as plataformas podem orgulhar-se das suas inovações.
Muitos dos seus concorrentes tiveram que implementar recursos que o Shopify popularizou.

Certamente estamos a falar de um servidor que atualmente é líder de mercado.
Que benefício isto representa?
Atualizações constantes implementadas automaticamente, num piscar de olhos.

Isto acontece porque o Shopify tem uma equipa gigante de pessoas a trabalhar no produto e assim, sempre que lançam uma funcionalidade, os clientes beneficiam sem investir nada.

Essa despesa de desenvolvimento é incomportável para uma empresa em crescimento.

Ferramentas de SEO

Esta é uma das vantagens para melhorar a posição do mecanismo de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico para a sua loja.

Estar no topo da lista de resultados é uma das formas de gerar receita com os utilizadores.

Nenhuma plataforma entrega esse posicionamento, aquilo que elas fazem é facilitar o trabalho quando estamos a optimizar o nosso trabalho de SEO no google.
A questão técnica é fundamental para garantir as primeiras posições, aqui é um check que tudo vai estar construido segundo os padrões do Google.

Você também pode criar e manter o seu próprio blog com conteúdo de interesse para criar mais engajamento para os seus negócios.

Grande Quantidade de Material Informativo

Um dos pilares da empresa foi sempre a educação dos seus comerciantes, com uma vasta quantidade de recursos que reúne conteúdo de alta qualidade para o interesse da comunidade.
Na visão deles quanto mais os seus clientes conseguirem vender maior vai ser o crescimento da plataforma. 

Nós acreditamos nesse modelo, é exactamente essa a filosofia da PNE.

O Shopify disponibiliza a Shopify Academy e o Shopify blog.

Ambos fornecem conteúdo gratuito voltado para o cliente com dicas e soluções de melhoria do seu negócio online.

Pode aproveitar os cursos e artigos para aumentar a literacia online e começar a construir os recursos necessários para gerar vendas e criar um negócio sustentável. 

Atendimento ao Cliente 24×7

Único no seu estilo e com pessoal altamente treinado para resolver qualquer problema, responder às suas perguntas e acompanhar as suas solicitações.

Este sistema de assistência está a funcionar todos os dias e em todos os momentos. Você pode entrar em contato com a Central de Ajuda por e-mail, chat ou telefone.

O Preço, Vantagem ou Desvantagem?

É verdade que existem plataformas de hospedagem gratuita e, em comparação com o Shopify, o preço pode ser uma desvantagem.

Mas as opções, sem nenhum custo, nunca terão os mesmos recursos, suporte e benefícios de uma plataforma de pagamento.

É necessário avaliar o que se pretende e o plano de negócios de médio e longo prazo. Por outro lado, o Shopify possui vários pacotes de serviços que cabem em qualquer orçamento.

Independentemente do valor a ser pago, podemos garantir uma experiência de qualidade.

Comparado com outros softwares, com gestão de código, o Shopify é um serviço mais barato. Embora implique uma despesa mensal, evita custos associados ao suporte, manutenção e atualizações. Portanto, de ambas as perspetivas, o preço é sempre uma vantagem.

Quais São as Maiores Desvantagens? 

É pertinente, antes de avançar, mencionar um “falso mito”.
No início, esta plataforma era ideal para pequenas e médias empresas, mesmo para testar por alguns dias o desempenho de uma novidade, por isso considerou-se que grandes marcas não deveriam usar um servidor em nuvem ou, em qualquer caso, migrar quando as vendas e o inventário aumentassem.

No entanto, a falsidade desta declaração já foi comprovada, porque lojas com tráfego muito alto começaram a testar e a migrar os seus serviços podendo construir e funcionar melhor com o Shopify do que com um software de código aberto.

Agora, vamos aos contras. Felizmente, são poucos, mas é importante que os mantenha em mente.

Suporte de Atendimento Disponível Apenas em Inglês

No momento, o suporte técnico da central de atendimento está disponível apenas em inglês, assim como várias partes do seu site e materiais informativos. Acreditamos que isso mudará gradualmente e com o crescimento do Shopify em outros mercados.

Limitações na Edição do Checkout (Só para o Shopify Plus)

No Shopify, a presença de processos limitados de checkout é surpreendente mas propositada. Apesar de otimizado para melhorar as conversões e ser eficaz, a sua personalização é reduzida.

                           Página de Checkout – Cliente PNE (Sanjo)

As limitações na edição do checkout acontece porque, como o Shopify tem um número enorme de lojas, todos esses checkouts são testados não só com a loja do cliente mas com aquilo que a empresa faz nas restantes lojas (que rondam 1.000.000), o que garante que o checkout que desenvolvem tem muito mais probabilidade de conversão face a um checkout normal, ou seja isto também pode ser entendido como uma vantagem.

O problema é que quando tentamos fazer pequenas alterações e pequenos testes no sentido de adaptar e optimizar esses mesmos checkouts ao cliente final estamos limitados e só o conseguimos fazer na versão Shopify Plus que não está acessivel a todos os negócios.

Limitações Nos Métodos de Pagamento

No Shopify nos podemos integrar diversas formas de pagamento como Paypal, cartões de crédito, referências multibanco, mbway entre outros métodos.

Porém cada país tem as suas formas de pagamento mais utilizadas e sobretudo no Brasil ainda existem alguns métodos de pagamento que não são possíveis de configurar na plataforma do Shopify, um problema que está prestes a desaparecer, mas ainda é uma realidade.

Cada país tem métodos de pagamento muito diferentes e associarmo-nos aos métodos de pagamento que funcionam melhor num país é uma forma de termos mais vendas e mais conversões.

Ou seja, se pensarmos no exemplo de Portugal, as referências multibanco são o método de pagamento mais utilizado em Portugal, o que quer dizer que se uma loja não tem referências multibanco no Shopify, deixa de captar parte dos clientes que estão habituados o utilizar esse método de pagamento.

No Brasil isto acaba por acontecer com outras soluções de pagamento e o Shopify ainda não oferece todas as soluções para o mercado brasileiro.

Ticket de Entrada no Shopify Plus Muito Alto

O Shopify existe em duas versões, a versão Shopify, versão normal e acessível a toda a gente, desde que sejam pagos os fees, e a outra versão totalmente diferente que só é possível ter através candidatura e convite que é o Shopify Plus.

O Shopify Plus é um produto premium do Shopify e o momento de entrada é aproximadamente 500.000 euros de faturação por mês, ou seja, é um ticket alto para quem está a começar e não está acessível a todos os clientes.

A grande vantagem do Shopify plus é que ele elimina praticamente qualquer limitação que a plataforma possa ter, tem muito mais segurança, muito mais funcionalidades, integrações e é um serviço premium.

Por isso é necessário estar num grau de faturação muito alto para conseguir aceder ao Shopify plus.
Não é acessível a todos os clientes, o que acaba por ser uma fragilidade da plataforma.

Conclusão do Artigo: O Shopify é Bom para o seu caso? 

A nossa visão para aquilo que deve ser uma loja online é sobretudo uma visão a longo prazo, ou seja, uma loja online deve ter a capacidade de crescer do ponto de vista de complexidade e o Shopify entrega essa vantagem.

Quando temos um negócio online, uma das maiores despesas existentes é a despesa gasta com desenvolvimento e o Shopify anula em grande parte essa necessidade por entrega soluções solidas e bem construidas.

Primeiro porque é a empresa que tem mais lojas e a acaba por ter uma equipa muito grande e os clientes beneficiam todos os dias dos desenvolvimentos que estas equipas fazem gratuitamente, sem mais nenhum investimento, ou seja, é como se tivéssemos dentro da nossa equipa uma estrutura muito maior a trabalhar connosco.

Outra questão, é que como é a solução que tem mais utilizadores acaba por ter uma interligação com milhares de aplicações e isso acaba por nos estender a complexidade quando precisamos por exemplo de uma estratégia de up selling ou cross selling, ou quando queremos fazer uma sequência de carrinhos abandonados por exemplo, todas estas soluções existem no Shopify e através de um pequeno investimento conseguimos aceder a todas elas.

Este processo acaba por acelerar muito o crescimento dos projetos porque conseguimos aplicar o dinheiro naquilo que verdadeiramente interessa, que é atrair clientes para a nossa loja.

A loja deve ser encarada com uma ferramenta e não com uma solução final. Uma ferramenta que nos permite comunicar com o público-alvo e dessa forma tentar atrair esse público, convertê-lo e reter aumentado o LTV.

Ou seja, o Shopify é bom em qualquer caso, porque é uma plataforma elástica que não tem qualquer tipo de limitações, que trabalha com os maiores e melhores parceiros no mundo e sobretudo consegue dar resposta a todas as vertentes do ecossistema digital e essas vertentes são a capacidade de atração, a capacidade de conversão e a capacidade de retenção.

É sempre uma vantagem trabalhar com o Shopify porque beneficiamos de todo o crescimento que a empresa está a obter no presente e que obterá com o seu crescimento futuro.

E vocês acreditam que o Shopify é uma boa solução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *