Quem trabalha comigo sabe que eu gosto de estratégias de crescimento, mas também gosto de crescimento sustentável.
O Dropshipping não entra nesta categoria, mas também não significa que é só pontos negativos.
Vamos lá tentar partilhar alguns pontos sobre este modelo de negócio.
O que é Dropshipping
O Dropshipping é um processo comercial que anula a necessidade do stock passar pela nossa estrutura, ou seja, sempre que é gerada uma compra no nosso site o fornecedor envia diretamente para o cliente final.
Grande parte destes fornecedores funcionam na China.

Mas nem tudo neste sistema são benefícios.
Começamos pela minha opinião sobre os aspetos mais negativos.
Desvantagens do Dropshipping
- Muita competição. Quanto mais fácil é a entrada, maior número de concorrentes vamos ter para os nossos produtos; (Fácil nem sempre é bom)
- Dependendo do produto as margens podem ser muito baixas, o que traz dificuldades em libertar capital para o Custo de Aquisição e para o lucro.
- Gestão da qualidade dos produtos é muito difícil de atingir. Quem já trabalha com E-Commerce sabe que isto aumenta muito o número de devoluções. Sem um bom produto não existem negócios sustentáveis.
- Gestão de Stock pode ficar complicada porque não depende só de nós. Ou seja, vários negócios consomem o mesmo stock, o que significa que podem coincidir comprar todos ao mesmo tempo e esgotar o stock do vosso fornecedor.
- O negócio em si não é um ativo e o valor que tem é apenas o retorno imediato. Torna praticamente impossível de vender o negócio.
- Experiência do cliente final não é possível controlar. Esta é a maior dificuldade do modelo, quando não colocamos o cliente no topo da nossa pirâmide num negócio automaticamente estamos a dar um tiro no pé.
Mas nem tudo são más notícias.
Vantagens do Dropshipping
- Este Sistema é incrível para validar um produto ou um segmento. Rapidamente conseguem avaliar a demanda do mercado, se existe ou não procura para o que estão a projetar.
- Baixo custo de entrada. Como não existem quantidades mínimas podem trabalhar consoante o fluxo que estão a ter de vendas.
- Não tem custos de transporte, armazém e envio. Os custos logísticos são extremamente dispendiosos em tempo e dinheiro, o Dropshipping traz características que atenuam o impacto que isto tem na nossa estrutura.
- O Risco do negócio é muito baixo.
Onde encontrar produtos?
Deixo aqui algumas soluções que podem utilizar se isto for um modelo que gostavam de trabalhar:
- Alibaba
- Aliexpress
- Orbelo
- Bigbuy
- Zentrada
No entanto não gostava de terminar sem abrir outras opções que podem funcionar.
Encontrar produtores locais que estejam dispostos a ser flexíveis com o stock e entregas. Fornecedores motivados que procurem crescer são um excelente parceiro, podem estar dispostos a ceder nas exigências normais que tem de quantidade.
Analisem a lista de produtos que eles já têm desenvolvido e comecem a trabalhar por ai.
Trabalhar com fornecedores na China que adaptem os produtos com marca própria. Este processo permite maior controlo de qualidade, melhorar o produto e diminuição do risco no desenvolvimento do produto.
Normalmente está associado a esta estratégia uma quantidade mínima de stock para poderem fazer estas alterações.
Dropshipping ou não o truque não está no modelo de negócio,
Está no processo de atração, conversão e retenção!
Bons negócios Malta,
Luís Diogo